Alunos produzem jornais laboratório em diversas mídias
Produzir um jornal laboratório é importante para que os alunos apliquem em verdadeiras publicações o que aprendem na teoria. Segundo o professor Igor Fuser, coordenador do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, as “publicações laboratoriais são um instrumento fundamental para que os alunos possam desenvolver suas habilidades relacionadas com o exercício do jornalismo”.
Produzidos pelos estudantes
Na ECA-USP, os alunos de jornalismo da ECA-USP produzem três jornais laboratório impressos, além de dois projetos exclusivamente online. Todos fazem parte de disciplinas obrigatórias.
A publicação mais tradicional é o Jornal do Campus (JC), que existe há cerca de 30 anos. Impresso e quinzenal, o jornal cobre notícias relacionadas à Universidade. Há também o suplemento mensal do JC, o Claro!, pautado sempre em torno de um tema. Os alunos do primeiro ano produzem o Notícias do Jardim São Remo, idealizado em 1994 pelo professor Manuel Carlos Chaparro. O jornal é publicado mensalmente e distribuído na comunidade Jardim São Remo.
Os alunos da ECA-USP também escrevem para a Agência Universitária de Notícias. Criada em 1967, é um portal com matérias sobre a produção científica da Universidade. Já na revista online semestral Babel são publicadas grandes reportagens temáticas.
Faz parte da grade curricular do curso de jornalismo da UFSC a produção de três jornais laboratório impressos. O mais antigo é o Jornal Zero, criado em 1982. Já o Jornal Quatro surgiu em 2008. O Quatro é semestral e conta com diversas editorias – de tecnologia a cultura. Com oito edições por ano, o Jornal do CCE cobre assuntos relacionados ao Centro de Comunicação e Expressão, no qual estão os cursos de comunicação e letra da UFSC.
Em faculdades particulares, as produções dos alunos também têm grande relevância na grade curricular. Na Cásper Líbero, essas produções estão em diversas mídias: impressos, online, rádio e TV.
A revista Esquinas é semestral, temática e de caráter experimental. É impressa, mas também conta com uma versão online. Os alunos também participam da Rádio Universitária, programa jornalístico diário transmitido pela Rádio Gazeta AM. Já o Edição Extra é o único programa-laboratório do país apresentado na TV aberta. O programa é mensal e transmitido pela TV Gazeta. Já foram produzidos mais de 140 edições, por alunos de jornalismo e de rádio e TV.
Os alunos da Cásper Líbero também produzem o Paulista 900, revista digital sobre a região da Paulista. O site do curso de jornalismo da Faculdade é totalmente feito pelos alunos. Atualizado com frequência, o site traz conteúdo voltado à imprensa e aos jornalistas.
Empresas juniores
Outro trabalho dos alunos que ganha cada vez mais destaque e participação são as empresas juniores. Elas são fundadas, formadas e administradas por estudantes universitários. Todo o lucro obtido com os projetos são revertidos para a manutenção da própria empresa. Nelas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver diversos projetos, desde eventos a publicações.
No Brasil, há cerca de 1200 empresas juniores e 27 mil universitários envolvidos, segundo dados da Brasil Júnior. As empresas de comunicação e jornalismo ainda são novas, mas estão presentes em diversas universidades por todo o país.
A Jornalismo Júnior, da ECA-USP, fundada em 2004, trabalha em três áreas: produção de conteúdo, assessoria de imprensa e comunicação integrada. Criada em 2010, a Comunica! é a empresa júnior de jornalismo da UFSC. A Jornal Júnior, da Unesp, trabalha principalmente em cobertura e divulgação de eventos.
Algumas empresas juniores de comunicação agregam alunos de jornalismo. É o caso da Agência Cásper Júnior (Faculdade Cásper Líbero), da CRIA UFMG Jr. (UFMG), da Produtora Júnior (UFBA) e da Facto Agência de Comunicação (UnB).