• Home
  • Equipe
América Latina e Ibéricos

América do Norte

Brasil

Europa

Home » Brasil

Alunos produzem jornais laboratório em diversas mídias

publicado por redacao on 02/12/2011 – 00:40nenhum comentário
Produções dos alunos incluem jornais impressos, sites e até programas de rádio e de TV
por Patrícia Chemin
Disciplinas práticas com produção de jornais laboratório pelos alunos representam uma parte importante da grade curricular dos cursos de graduação, tanto em universidades públicas quanto particulares. Apesar de que a maioria dessas publicações são jornais e revistas impressos, é crescente a quantidade de publicações online. Além disso, muitos desses veículos impressos são também disponibilizados em sites.

Produzir um jornal laboratório é importante para que os alunos apliquem em verdadeiras publicações o que aprendem na teoria. Segundo o professor Igor Fuser, coordenador do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, as “publicações laboratoriais são um instrumento fundamental para que os alunos possam desenvolver suas habilidades relacionadas com o exercício do jornalismo”.

 Produzidos pelos estudantes

Na ECA-USP, os alunos de jornalismo da ECA-USP produzem três jornais laboratório impressos, além de dois projetos exclusivamente online. Todos fazem parte de disciplinas obrigatórias.

A publicação mais tradicional é o Jornal do Campus (JC), que existe há cerca de 30 anos. Impresso e quinzenal, o jornal cobre notícias relacionadas à Universidade. Há também o suplemento mensal do JC, o Claro!, pautado sempre em torno de um tema. Os alunos do primeiro ano produzem o Notícias do Jardim São Remo, idealizado em 1994 pelo professor Manuel Carlos Chaparro. O jornal é publicado mensalmente e distribuído na comunidade Jardim São Remo.

Os alunos da ECA-USP também escrevem para a Agência Universitária de Notícias. Criada em 1967, é um portal com matérias sobre a produção científica da Universidade. Já na revista online semestral Babel são publicadas grandes reportagens temáticas.

Faz parte da grade curricular do curso de jornalismo da UFSC a produção de três jornais laboratório impressos. O mais antigo é o Jornal Zero, criado em 1982. Já o Jornal Quatro surgiu em 2008. O Quatro é semestral e conta com diversas editorias – de tecnologia a cultura. Com oito edições por ano, o Jornal do CCE cobre assuntos relacionados ao Centro de Comunicação e Expressão, no qual estão os cursos de comunicação e letra da UFSC.

 Em faculdades particulares, as produções dos alunos também têm grande relevância na grade curricular. Na Cásper Líbero, essas produções estão em diversas mídias: impressos, online, rádio e TV.

A revista Esquinas é semestral, temática e de caráter experimental. É impressa, mas também conta com uma versão online. Os alunos também participam da Rádio Universitária, programa jornalístico diário transmitido pela Rádio Gazeta AM. Já o Edição Extra é o único programa-laboratório do país apresentado na TV aberta. O programa é mensal e transmitido pela TV Gazeta. Já foram produzidos mais de 140 edições, por alunos de jornalismo e de rádio e TV.

Os alunos da Cásper Líbero também produzem o Paulista 900, revista digital sobre a região da Paulista. O site do curso de jornalismo da Faculdade é totalmente feito pelos alunos. Atualizado com frequência, o site traz conteúdo voltado à imprensa e aos jornalistas.

 Empresas juniores

Outro trabalho dos alunos que ganha cada vez mais destaque e participação são as empresas juniores. Elas são fundadas, formadas e administradas por estudantes universitários. Todo o lucro obtido com os projetos são revertidos para a manutenção da própria empresa. Nelas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver diversos projetos, desde eventos a publicações.

No Brasil, há cerca de 1200 empresas juniores e 27 mil universitários envolvidos, segundo dados da Brasil Júnior. As empresas de comunicação e jornalismo ainda são novas, mas estão presentes em diversas universidades por todo o país.

A Jornalismo Júnior, da ECA-USP, fundada em 2004, trabalha em três áreas: produção de conteúdo, assessoria de imprensa e comunicação integrada. Criada em 2010, a Comunica! é a empresa júnior de jornalismo da UFSC. A Jornal Júnior, da Unesp, trabalha principalmente em cobertura e divulgação de eventos.

Algumas empresas juniores de comunicação agregam alunos de jornalismo. É o caso da Agência Cásper Júnior (Faculdade Cásper Líbero), da CRIA UFMG Jr. (UFMG), da Produtora Júnior (UFBA) e da Facto Agência de Comunicação (UnB).

Comments are closed.

América do Norte »

As engrenagens da máquina

As engrenagens da máquina

Para se ter uma ideia mais profunda sobre a imprensa norteamericana, é necessário se perguntar: como se formam seus profissionais de comunicação?
Por Marina Pastore

Mais matérias »

América Latina e Ibéricos »

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

35% dos estudantes de jornalismo e de comunicação do Chile acabam trabalhando na área de relações públicas
por Stephanie Kim Abe
O expressivo número de alunos chilenos formados em jornalismo ou comunicação de massa que exercem funções …

Mais matérias »

Brasil »

Diretrizes do MEC explicitam os 10 mandamentos para um bom jornalista

por Glenda Almeida
O documento que contém as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, compiladas em fevereiro de 2009, deve ser leitura obrigatória para todos os estudantes brasileiros que pretendem, um dia, ser …

Mais matérias »

Europa »

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

A discussão aumentou depois que o primeiro ministro britânico ameaçou bloquear os serviços de comunicação da internet
por Lucas Rodrigues

Mais matérias »

Archive

  • December 2011
  • August 2011

Blogroll

  • Colorlabs Project
  • Michael Hutagalung
  • Hanna Siahaan
  • WordPress Codex
  • Wordpress.org

Tags

Alemanha América Latina Argentina assessoria de imprensa Bolívia Brasil Canadá Carnegie-Knight Initiative Chile Colômbia diploma disciplinas práticas disciplinas teóricas empresas juniores ensino Espanha Especialização Estados Unidos estágio França grade curricular graduação Inglaterra instituições internet jornalismo online laboratório lei Lei de Imprensa Mapa mercado de trabalho multimídia México perfil dos jornalistas pesquisa Plano de Bolonha Portugal produção acadêmica prática reformar curricular reforma universitária regulamentação relações públicas Uruguai Venezuela

Posts Recentes

  • Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção
  • Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites
  • As engrenagens da máquina
  • Como “los latinos” viram jornalistas
  • EUA adota postura liberalizante para regular a mídia

Mais Comentados

  • Depois de Bolonha, Licenciatura e Diplomatura são extintas na Espanha
  • Mapa dos centros de formação em comunicação traz detalhes sobre ensino de jornalismo
Powered by WordPress | Log in | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Arthemia Premium theme by dukio